É através da ingestão de alimentos, que introduzimos no nossos organismo as substâncias necessárias para a produção de energia, para a reparação dos tecidos, para o equilíbrio químico do cérebro e do sistema nervoso, para o equilíbrio das várias funções orgânicas, entre outros.
A alimentação consiste na escolha que cada indivíduo faz dos alimentos que pretende ingerir, sendo um ato voluntário e consciente.
A nutrição é o processo pelo qual o organismo aproveita os nutrientes e não depende da vontade de cada um.
E porquê a necessidade de uma alimentação variada?
Porque são os alimentos que contêm os nutrientes e cada nutriente serve para uma determinada função. Se não fornecermos os nutrientes suficientes, na quantidade certa e com a devida qualidade, ao nosso organismo, ele entra em desequilíbrio, podendo resultar numa série de processos e patologias indesejados e prejudiciais à nossa qualidade de vida.
Assim, percebe-se agora porque é que um dos pilares da neuroplasticidade é a nutrição e porque é que devemos investir no nosso conhecimento sobre a alimentação.
Os processos inflamatórios, por exemplo, são um dos grandes problemas da saúde humana da atualidade, sendo já amplamente estudados e estando relacionados com uma série de doenças. Assim, com as nossas opções de alimentação, podemos estar a contribuir para agravar ou para reduzir os nossos próprios processos inflamatórios. Para quem tenha diagnóstico de doença inflamatória, uma dietas anti-inflamatória poderá ser algo a considerar.
E é assustador ver a quantidade de crianças e adolescentes, com condições de saúde débeis, muitas vezes com níveis de dor no corpo superiores aos de adultos com 3 vezes a idade deles e cuja seleção de alimentos, dele e dos pais, continua a recair sobre os alimentos mais saborosos mas que, infelizmente e, na maioria das vezes, são também os mais nocivos à saúde. Estaremos a condicionar o futuro dos nossos jovens através das escolhas alimentares que fazemos para os nossos filhos? Fica para reflexão…
Se sofre de alguma patologia ou não se anda a sentir bem, sugerimos que comece por ver o que pode melhorar na sua alimentação e como é que pode ter uma nutrição adequada a uma boa condição de saúde e uma excelente qualidade de vida! Coma bem! Sinta-se bem!
Para marcar uma consulta “Neurociências 360”, na qual, um dos pontos a abordar será a nutrição ou optar marcar uma consulta só de nutrição. Contate-nos através de :
info@brainagility.pt
Telem: 913 454 815