____________________________________________________________________________
PROGRAMA-PILOTO “O IMPACTO DA NEUROPLASTICIDADE NAS DEMÊNCIAS“
TEMOS UM PROGRAMA-PILOTO DE MEDIDAS NÃO FARMACOLÓGICAS, A DECORRER DE SET A NOV 2020, PARA PACIENTES COM DEMÊNCIA EM FASES INICIAIS OU INTERMÉDIAS. CASO ESTEJA INTERESSADO EM INSCREVER UM FAMILIAR OU AMIGO, QUEIRA PREENCHER O QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO LINK ABAIXO:
https://www.survio.com/survey/d/D8D0V8A6Z1N6Q5K5L
____________________________________________________________________________
Demência é o termo que se utiliza para descrever o grupo de doenças que causam perda de memória, redução da capacidade intelectual, perda de raciocínio, diminuição das competências sociais, alterações das reações emocionais normais e até, em alguns casos, alteração de personalidade. Portugal é o país da OCDE com mais casos por cada 1000 habitantes, a seguir ao Japão, Itália e Alemanha. A estimativa para o nosso país é de 205 mil pessoas, número que se prevê que suba para 322 mil em 20 anos.
Atualmente, sabe-se, que existem fatores protetores relativamente à doença e que é possível atuar para reduzir o risco de contração da mesma, nomeadamente, ao nível da estimulação cognitiva, sensorial e emocional.
O programa de reabilitação para pacientes com demência é complementar a todo o acompanhamento médico especializado e envolve as componentes de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, exercício físico, sono, nutrição para o Sistema Nervoso Central e hidratação, bem como um programa a desenvolver em casas, pelos familiares ou cuidadores, juntamente com o paciente, pois entende-se que, só uma abordagem integrada é que conseguirá produzir os resultados esperados.
A quem se destina:
Pacientes com Demência em fases iniciais ou intermédias.
Objetivos:
- Manter as funções cerebrais que tenham sido preservadas
- Atuar no sentido de não deixar agravar ou mesmo recuperar, parcialmente, as funções afetadas ou perdidas.
- Prolongar a capacidade do paciente se manter funcional aumentando o tempo em que se pode manter bem junto da família e melhorando a qualidade de vida tanto do paciente como da família
Programa disponível em vários formatos:
Duração do programa: 6 a 12 meses
Duração das sessões: 50 min
Regularidade: 1 a 3x/semana
Faixa etária: qualquer