Todos os serviços disponibilizados pela Brain Agility têm por base as Neurociências e a Neuroplasticidade, que, nos tempos que correm, são conceitos determinantes quando se fala de saúde; através da sua aplicação direta na reabilitação e preservação da função cognitiva, tenta-se prolongar o bom estado mental do ser humano, potenciar capacidades e minimizar os efeitos das doenças neurodegenerativas.
A Neurociência é a ciência que estuda e descreve os mecanismos do cérebro e do sistema nervoso central, nomeadamente, estrutura, função, genética e fisiologia, o que pode ser aplicado para uma melhor compreensão das doenças deste foro. Tradicionalmente, é um ramo da biologia, mas, atualmente, é vista como uma ciência interdisciplinar que colabora com, praticamente, todas as outras. Em alternativa, pode usar-se o termos neurobiologia, embora, neurobiologia se refira mais à biologia do sistema nervoso e, neurociência, à inteira ciência do sistema nervoso.
Neurociências e Neurologia são áreas distintas. A Neurologia é uma área especializada da medicina, sendo a disciplina que diagnostica e trata os distúrbios e as doenças que envolvem o sistema nervoso central, periférico, autónomo, simpático e parassimpático, incluindo revestimentos, vasos sanguíneos e tecidos efetores. Os neurocientistas podem, ou não, ter estudos em medicina.
A Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar e de se adaptar a nível físico, químico e funcional, ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências, o que se vai refletir em alterações nas competências cognitivas, sensoriais e emocionais. Esta capacidade única do cérebro faz com que os circuitos neuronais sejam maleáveis e estejam na base da formação das memórias e da aprendizagem, bem como na adaptação a lesões e eventos traumáticos ao longo da vida.