Prevenção de AVC

Segundo dados de Agosto de 2019, da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Portugal:
“No que diz respeito à mortalidade por acidente vascular cerebral por milhão
de habitantes, Portugal ocupa apenas a 25ª posição (em 51) entre as mulheres e a 28ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de
todos os países da Europa Ocidental. A título de exemplo, a mortalidade é
o dobro da observada na França”.

“Portugal tem resultados claramente insatisfatórios em termos do impacto do acidente vascular cerebral na mortalidade, anos de vida perdidos ajustados
por incapacidade, anos de vida vividos com incapacidade e anos de vida
perdidos.

Nesta análise, são incluídos todos os países da Europa e ainda países da
África do Norte e do Golfo Pérsico (Síria, Tunísia, Líbano, Marrocos, Algéria, Egipto, Israel) e países da antiga URSS (Quirguistão, Cazaquistão e Azerbaijão).

O AVC é um défice neurológico súbito, motivado por isquemia (deficiência de irrigação sanguínea) ou hemorragia no cérebro. Para prevenir a doença, devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar-se o tabaco e a vida sedentária e ter especial atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.

Falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar são sinais e sintomas que podem indicar a ocorrência de um AVC. Se estes sinais forem reconhecidos, ligar o Número Europeu de Emergência – 112 é a atuação mais adequada, pois a rápida intervenção médica especializada é vital para o sucesso do tratamento e posterior recuperação do doente.
Serviço Nacional de Saúde

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal. É crucial que o socorro à vítima seja efetuado nas primeiras horas após o início dos sintomas de AVC, de modo a garantir a eficácia dos principais tratamentos.

Por tudo o que já se mencionou anteriormente, percebe-se que a PREVENÇÃO assume um papel preponderante.

É isso que pretendemos fazer CONSIGO! Ajuda-lo a tentar evitar que entre para as estatísticas de AVC em Portugal e na Europa.

Se valoriza a saúde e a vida que tem, atualmente, faça um check-up de prevenção de AVC!