A Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar e de se adaptar a nível físico, químico e funcional, ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências, o que se vai refletir em alterações nas competências cognitivas, sensoriais e emocionais. Esta capacidade única do cérebro faz com que os circuitos neuronais sejam maleáveis e estejam na base da formação das memórias e da aprendizagem bem como na adaptação a lesões e eventos traumáticos ao longo da vida.
Os treinos de Neuroplasticidade constituem abordagens não invasivas, não farmacológicas e são desenvolvidos à base de atividades de treino do cérebro, que sejam desafiadoras.
Os treinos de neuroplasticidade podem trazer grandes benefícios em patologias como o Alzheimer ou o Parkinson, por exemplo e sempre que a função cognitiva ficar debilitada. Em casos de AVC, os treinos de neuroplasticidade podem permitir aos pacientes reaprender competências que possam parecer perdidas, nos casos em que não existam danos irreversíveis no cérebro.
Estres treinos contemplam estimulação cognitiva, juntamente com estimulação sensorial e emocional, bem como exercício físico e uma alimentação adequada à produção de neurotransmissores.
Os treinos de Neuroplasticidade são utilizados em contexto de reabilitação, mas, também, em contexto de potenciação de competências em pacientes não doentes mas que queiram melhorar a sua performance mental, sejam eles, atletas, crianças ou adultos que pretendam ser mais rápidos e mais eficazes em termos de funcionamento cognitivo.
Marque uma primeira consulta e veja os benefícios que estes tipo de treino inovador lhe podem trazer.
Contatos:
info@brainagility.pt
Tele. 913 454 815